terça-feira, 11 de janeiro de 2011

H.P.Lovecraft


"Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn", uma expressão difícil de pronunciar, admito, mas um verdadeiro tesouro no que toca ao legado de terror.
Howard Phillips Lovecraft, nascido a 20 de Agosto de 1890 em Providence, Rhode Island foi escritor de fantasia e terror no inicio do Séc. XX.
Lovecraft é um dos únicos escritores cujas obras não têm representadas o "bem" ou o "mal" tendo apenas caos, horror, insanidade com o único objectivo de deixar o leitor perturbado, atraí-lo e "prendê-lo" ao conto.
Um dos adereços para deixar o leitor preso ao seu macabro e insano mundo, é o uso da primeira pessoa nos seus contos, tendo em conta que os acontecimentos são vividos pelo narrador ou os acontecimentos sucedem a personagens perto do narrador e são tomados factos por parte do mesmo. Lovecraft usava uma espécie de literatura chamada por ele "cosmicismo", a ideia de que a vida é incompreensível à mente humana e que o universo é fundamentalmente alienígena.
Muitas das obras por H.P.Lovecraft criadas, provieram dos seus pesadelos constantes dando assim origem a uma magnífica obra espectacularmente macabra representada pelo seu subconsciente e simbolismo. Edgar Allan Poe, por quem tinha uma grande afeição e Lord Dunsany (Edward John Moreton Drax Plunkett, 18º Barão de Dunsany) foram os seus principais influenciadores, os proporcionadores do universo repleto de horrores cósmicos por ele criado. A sua recorrente referência de horrores antigos bem para além da compreensão humana, criaturas estranhas, divindades arcaicas, deu origem a uma mitologia conhecida nos tempos de hoje como Cthulhu Mythos. Uma série de ficção interligada por locais, divindades, cultos e criaturas de forma algo vaga. Lovecraft foi também o criador de um dos mais famosos e explorados artefactos no mundo do terror, o Necronomicon, um livro de invocação de demónios, artes negras, rituais mágicos, sabedoria proibida, uma autêntica enciclopédia demoníaca, sendo até hoje popular o mito da existência real deste livro. Alguns dos seus contos onde é possível encontrar referências do culto de Cthulhu, ou Cthulhu Mythos, como ao Grande Necronomicon são: The Call of Cthulhu, The Thing on the Doorstep, At the Mountains of Madness entre outros, sendo estes alguns dos que mais se destacaram entre os terrores transformados em palavras pelo autor.
Os seus trabalhos foram profundamente pessimistas e cínicos, desafiando os valores do romantismo e do humanismo. Durante a sua vida teve um número leitores bastante reduzido, no entanto a sua reputação cresceu enormemente com o passar das décadas, com que o fez ser considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. Lovecraft influenciou pessoas tão diversas como Stephen King, August Derleth, Robert Bloch, Jorge Luís Borges, Michel Houellebecq, Robert E. Howard, Ramsey Campbell, Gene Wolfe, Guillermo del Toro, Neil Gaiman. É importante realçar que Lovecraft foi o autor de "O horror sobrenatural na literatura", que ainda é o mais importante ensaio sobre o género, mesmo tendo se passado mais de setenta anos da sua publicação.
Lovecraft faleceu aos 46 anos de idade, a 15 de Março de 1937, vítima de cancro nos intestinos, deixando para trás um verdadeiro legado de puro profundo terror, influenciando e atormentando mentes até aos dias de hoje.
Pessoalmente considero-o um dos melhores escritores de terror de sempre, e aconselho vivamente, qualquer apreciador de uma boa leitura ou qualquer fã incondicional do macabro, do horror, a dar um passeio “deliciosamente assustador” pelos pesadelos deste autor.

eduh66

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ekos

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons