quinta-feira, 8 de maio de 2008

Osamu Tezuka


Osamu Tezuka nascido a 3 de Novembro de 1928, conhecido como o "pai da manga" moderna. Mais conhecido pela sua famosa obra "Astro Boy", este senhor/lenda da manga é considerado o pai da manga actual, pois foi ele que inventou as famosas expressões faciais que hoje em dia vemos regularmente nas mangas japonesas. A sua grande produtividade e as suas técnicas e géneros pioneiros transformaram o mundo das historias em quadradinhos no Japão. Ele não é o inventor dos mangas, ele é o autor que os popularizou. O desenho de Tezuka é facilmente identificável: o traço é claro, as imagens simples, o enquadramento cinematográfico e o humor tem sempre seu lugar. O autor nunca hesita em se colocar em cena, com a sua silhueta reconhecível principalmente pela sua boina e os seus óculos grossos. Ele, no entanto, não se coloca sempre em bons papéis e é expulso de cena às vezes.
Uma indicação de sua produtividade: a sua obra completa publicada no Japão reuniu cerca de 400 volumes, mais de 80,000 páginas (na verdade, a sua obra completa chega a mais de 700 mangas em aproximadamente 170,000 páginas). A grande maioria dessas obras nunca foi traduzida do original japonês e continua inacessível aos leitores do Ocidente.


Para quem quer descobrir mais sobre esta cultura japonesa, aconselho vivamente a experimentar mangas deste senhor, obras como Astro Boy e Metropolis.


Um dos grandes génios em argumento e arte de manga.
P.S.: Chat Box adicionada ao blog.

1 comentário:

  1. Boa! Excelente homenagem! Lembro-me que quando este grande Senhor faleceu (1989) foram-lhe prestadas muitas e sentidas homenagens; em particular no Brasil e pelo Mauricio de Sousa que fez um poster muito triste, onde reuniu os principais personagens do Tezuka com os seus, todos a chorarem!

    ResponderEliminar

Ekos

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons